5 dicas para administrar bem seu condomínio



5 dicas para administrar bem seu condomínio


Uma boa gestão de condomínio envolve diversos fatores. Isso porque além de administrar
as questões burocráticas – como relação com condôminos, administradoras e prestadores
de serviço – há ainda a organização das áreas comuns do prédio. Equipar os ambientes
com porta guarda chuva e cinzeiros, por exemplo, também refere-se à gestão do
condomínio.
Uma boa maneira de começar a organizar esses espaços, é entender a real necessidade
dos ambientes. Feito isso, vale apostar em equipamentos que facilitem a manutenção e,
principalmente, o trabalho das equipes de limpeza ao longo do dia. Balde espremedor
e carrinho de limpeza também podem auxiliar nesse quesito.
Listamos em nosso artigo de hoje 5 dicas para administrar bem seu condomínio. Temos
certeza que as informações serão bem úteis. Acompanhe e boa leitura!

1. Terceirização de serviços

Principalmente quando falamos em grandes condomínios, a terceirização de serviços é
considerada uma prática comum. Principalmente pela praticidade de gestão, já que não é
preciso lidar diretamente com colaboradores.
É possível terceirizar equipes de jardinagem, segurança, limpeza, dentre outros. Você
pode escolher pelos contratos que mais se adequam às suas necessidades.
Existe, por exemplo, a possibilidade de terceirizar o serviço de limpeza e, neste mesmo
contrato, já incluir o fornecimento de equipamentos como carrinho de limpeza, balde
espremedor e porta guarda-chuva, itens essenciais para a manutenção da limpeza.

2. Gestão da equipe de limpeza

Condomínios que preferem gerenciar internamente suas equipes de limpeza, devem se
atentar ao suporte para os colaboradores – incluindo aí os materiais para execução do
trabalho.

Apostando em equipamentos funcionais, como o carrinho de limpeza e o balde
espremedor, a equipe economiza tempo e entrega melhores resultados.

3. Fiscalização de festas e eventos

Para a boa relação entre os condôminos e tranquilidade do condomínio, é necessário criar
regras (e fiscalizá-las) para uso de espaços comuns, como salões de festa. Delimitar um
horário limite para os eventos é indispensável. Caso haja desrespeito, a aplicação de
multas também é bem comum.
Lembre-se, ainda, de manter uma excelente estrutura dos ambientes específicos para
esse fim: disponibilize, por exemplo, porta guarda-chuva, cinzeiros, mesas, cadeiras,
geladeiras e freezers.

4. Prestação de contas

Fez uma compra grande com balde espremedor, cinzeiros e porta guarda chuva? Saiba
que cada um desses itens deve constar na prestação de contas – que é anual. Quando
falamos em finanças coletivas, transparência é a palavra-chave!
Solicite notas fiscais de todos os gastos. Além disso, antes de fechar com um fornecedor,
não hesite em solicitar 3 ou mais orçamentos.

Todo condomínio deve ter um caixa emergencial. Isso evita que custos inesperados
desequilibrem o caixa. Não deixe as contas no vermelho!

5. Aquisição de materiais

Como a aquisição de materiais em condomínios é expressiva, uma boa dica é optar por
comprar com revendedores que já possuem experiência em faturamento para
condomínios.
Encontrar uma empresa que forneça uma grande variedade de equipamentos, facilita a
compra e resulta em economia financeira.

Autor: Tatiane – Administradora de Empresas por formação que encontrou no Marketing
uma paixão. Produtora de conteúdo que ama criar e contribuir com as melhores
estratégias de marketing para pequenas e médias empresas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entenda por que 2018 é o ano ideal para comprar seu imóvel

4 estilos de decoração que garantem um imóvel sofisticado

A importância de morar perto do trabalho para ter qualidade de vida